Blog do Fovest

O mundo dos vestibulares

 

Tempo livre

Cinemateca Literária no Rio de Janeiro

No dia 29 de março, das 18h às 20h30, acontece uma edição da Cinemateca Literária no campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida (UVA) no Rio de Janeiro. O objetivo é articular e discutir o cinema e a literatura.

Nessa edição, será exibido o filme "Sociedade dos Poetas Mortos" e, em seguida, haverá uma conferência com a professora Marilene Cambeiro sobre o tema "O adolescente, o cinema e a literatura: um laboratório sobre o saber e o não sabido na educação contemporânea".

O campus Tijuca da UVA fica na rua Ibituruna, 108, Tijuca, Rio de Janeiro - RJ.

A entrada é gratuita.

Escrito por Equipe Fovest às 18h34

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Museu de ciência e tecnologia Catavento terá entrada gratuita e programação especial neste sábado

Sala do museu Catavento/Divulgação

O Catavento Cultural e Educacional, museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, traz uma programação especial neste sábado, quando comemora dois anos de fundação.

Além de a entrada ser gratuita, haverá apresentação do grupo Coral da Gente, formado por crianças e adolescentes da comunidade de Heliópolis (zona sul de SP). Os visitantes ainda podem conferir 250 atrações que incluem, por exemplo, uma maquete gigante do sol, uma caverna e aquários de água salgada com anêmonas e peixes carnívoros e venenosos.

Parte das atrações está ligada à história e evolução de São Paulo, como a carroça-pipa com rodas de ferro, importada da cidade de Milão (Itália) na década de 1870 e utilizada na limpeza das vias de terra da cidade até o início do século 20.

O museu funciona das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h) e fica na praça Ulisses Guimarães, s/n, Parque Dom Pedro 2º, São Paulo.

Outras informações no site www.cataventocultural.org.br.

Escrito por Equipe Fovest às 19h01

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

CCBB-SP exibe exposição sobre o Islã

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB-SP) exibe, até 27 de março de 2011, a exposição "Islã: Arte e Civilização".

A mostra reúne mais de 300 obras datadas do século 8 ao 21, trazidas dos principais museus da Síria e do Irã, como o Museu Nacional de Damasco, Museu das Tradições Populares (Palácio Azem), Museu da Cidade de Aleppo, Museu Nacional do Irã, Museu Reza Abassi e Museu dos Tapetes, em Teerã. Também estarão expostas peças vindas de países da África, como Mauritânia, Marrocos, Líbia e Burkina Faso, além do Líbano e do Brasil.

Diferentes mapas e uma linha do tempo contarão os períodos de expansão territorial do Islã, destacando os mais importantes acontecimentos vinculados aos territórios islâmicos. A ideia é proporcionar um passeio por 13 séculos de história da cultura islâmica, que nasce na Península Arábica e se expande com velocidade até dominar o território que foi da Península Ibérica até o pé do Himalaia, absorvendo e integrando culturas diversas dos povos conquistados ou convertidos.

É possível realizar visitas, em português e em inglês, mediadas por educadores. Para visitas de terça a sábado é necessário agendamento prévio (0/XX/11/3113-3649). Aos domingos, não há necessidade de agendamento e o atendimento é realizado mediante solicitação na bilheteria, no térreo, das 10h às 19h.

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo fica na rua Álvares Penteado, 112, próximo às estações Sé e São Bento do metrô. A entrada é franca e o horário de visitação é de terça a domingo, das 10h às 20h.

O local é acessível a pessoas com deficiência.

Escrito por Equipe Fovest às 22h16

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Museu de Arte Sacra exibe crucifixos dos séculos 18 e 19

Imagem exposta no Museu de Arte Sacra SP/Divulgação

O Museu de Arte Sacra exibe, até 22 de maio, a exposição "Crux, Crucis e Crucifixus - O Universo Simbólico da Cruz". São mais de 150 peças, algumas inéditas, dos séculos 18 e 19, importantes para a história da arte brasileira.

O conjunto de símbolos religiosos e artísticos retrata diferentes épocas e estilos artísticos.

A visitação ocorre de terça a domingo. Os ingressos custam R$ 6 e estudantes pagam meia.

Confira mais informações em 0/xx/11/5627-5393 ou www.museuartesacra.org.br.

O museu fica na avenida Tiradentes, 676, próximo ao metrô Tiradentes.

Escrito por Equipe Fovest às 17h35

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Trilha ecológica em MG passa por locais que inspiraram a obra de Guimarães Rosa

Trilha ecoliterária realizada em 2010/Divulgação
Que tal aproveitar a natureza de Minas Gerais e ainda conhecer um pouco mais a obra de Guimarães Rosa? Essa é a proposta das caminhadas ecoliterárias realizadas na cidade de Cordisburgo, terra natal do escritor, que fica a cerca de 120 km de Belo Horizonte.

O objetivo da atividade é mostrar os lugares que inspiraram a obra de Guimarães Rosa. O passeio é acompanhado por contadores de estórias, músicos e conhecedores dos livros.

São três roteiros disponíveis. O primeiro deles é o "Grande Sertão: Veredas", que inclui uma visita guiada pelo Museu Casa Guimarães Rosa e uma caminhada de 2,5 quilômetros por uma estrada de terra em direção à área rural de Cordisburgo. No caminho, os turistas passam por fazendas onde ouvem contos do escritor.

O foco do segundo roteiro é o teatro. No povoado de Cuba, é encenado sete atos do conto "Recado do Morro", que também dá nome ao roteiro. Um conto sobre a Gruta de Maquiné encerra o passeio no local que dá nome a obra.

O terceiro e último roteiro é uma mistura de teatro com narração. Chamado de "A Loucura Roseana", traz trechos de diversos contos e personagens que mostram um pouco da loucura da obra de Guimarães Rosa.

Cada um dos roteiros dura um dia (das 7h às 20h) e custa R$ 198 por pessoa. Inclui a viagem Belo Horizonte-Cordisburgo-Belo Horizonte, lanche para a trilha, almoço, condutores, taxa de entrada do Museu Casa Guimarães Rosa e seguro contra acidentes pessoais.

Detalhes de cada roteiro podem ser conferidos no site www.andarilhodaluz.com.br, onde também é feita a inscrição.

A atividade faz parte de um projeto da Andarilhos da Luz, empresa associada à Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), em parceria com o grupo Caminhos do Sertão de Cordisburgo.

Escrito por Equipe Fovest às 17h56

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Festival do Minuto, no Ibirapuera, apresenta vídeos sobre água

 Imagem de um dos vídeos apresentados na mostra/Divulgação

Até 12 de dezembro, das 9h às 17h, o Festival do Minuto exibe vídeos com duração de até um minuto que buscam conscientizar sobre o uso da água.

Em parceria com o movimento Cyan, da Ambev, o festival apresentará uma mostra ao ar livre em um telão montado na frente da OCA.

No dia 5, filmes da mostra também poderão ser conferidos na feira de artes da Liberdade, na rua Liberdade, próximo ao metrô.

Confira mais sobre o festival aqui.

Escrito por Equipe Fovest às 12h34

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Estação Ciência USP realiza ciclo de palestras sobre ‘eventos extremos’

Na próxima quarta-feira, dia 27, a Estação Ciência USP realiza mais uma edição do projeto "Conhecer para sustentar: uma reflexão sobre os eventos extremos".

A participação é gratuita, mas os interessados precisam se inscrever pelo site www.eciencia.usp.br/inscricao.

Serão quatro palestras, além de um debate. Como as vagas são limitadas, quem não conseguir se inscrever pode acompanhar o evento, ao vivo, pelo site da Estação Ciência. O link só estará disponível no dia 27.

Confira a programação:

15h10 - Palestra "Reflexão econômica dos eventos extremos: impactos e oportunidades", com Carolina Dubeux, pesquisadora do Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Centro Clima da UFRJ;

15h30 - Palestra "Reflexão social dos eventos extremos: impactos e oportunidades", com Adilson Avansi de Abreu, professor do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP;

15h50 - Palestra "Reflexão ambiental dos eventos extremos: impactos e oportunidades, com Tercio Ambrizi, diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP;

16h10 - Palestra "Reflexão cultural dos eventos extremos: impactos e oportunidades", com Edgard de Assis Carvalho, professor do Departamento de Antropologia e coordenador do Núcleo de Estudos da Complexidade da PUC-SP;

16h30 - Debate

O ciclo de palestras será realizado novamente nos dias 17 e 18 de novembro. Outras informações em www.eciencia.usp.br.

Escrito por Equipe Fovest às 13h06

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

ESPM apresenta seus cursos no próximo sábado

Estudante na última edição do

Candidatos a uma vaga nos cursos de administração, publicidade e propaganda, jornalismo, design e relações internacionais podem conhecer melhor essas carreiras em evento gratuito que acontece neste sábado, dia 23, das 10h às 17h30, na ESPM.

O "ESPM Experience" inclui atividades práticas e teóricas, como oficinas, conversa com alunos, professores e profissionais do mercado, dicas sobre as profissões e visita monitorada pela escola.

No fim do dia, os participantes podem assistir a um show de stand-up comedy, com Fábio Rabin.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.espm.br/vestibular.

Escrito por Equipe Fovest às 16h52

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Cerrado é tema de evento que acontece até sábado em Brasília

Juquiri, planta típica do cerrado - Alessandro Shinoda/Folhapress

Começa hoje o 3º Viva Cerrado Vivo, promovido pelo Iram (Instituto Brasília Ambiental) e que traz na programação exposições, palestras, projeção de filmes e apresentações artísticas e culturais sobre o cerrado.

O evento é gratuito e acontece no Cine Brasília e no Parque Ecológico de Águas Claras, no Distrito Federal, até sábado.

Confira a programação:

Jóia Dia 14/10, no Cine Brasília

18h30: Documentários "Vozes da Sustentabilidade", "Em busca da Flor da Lua" e "Caicó"

19h15: Apresentação do Grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro

20h15: Abertura da exposição "Ilustre Cerrado"

21h15: Cortejo de despedida com o Grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro

 

Jóia Dia 15/10, no Cine Brasília

9h15: Documentários "Em busca da Flor da Lua" e "Caicó"

9h30: Debate "A Natureza como Sala de Aula"

10h40: Documentário "Vozes da Sustentabilidade"

11h10: Debate "Cerrado - Caminhos para a Sustentabilidade"

14h: Mostra de vencedores do 12º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, com exibição dos filmes "Os anjos dos Dejetos", "Vida Seca" e "Sonho de Humanidade"

15h: Debate "O Cinema como Ferramenta de Educomunicação"

 

Jóia Dia 16/10, no Parque Ecológico Águas Claras

9h: Atividades recreativas, exposições e apresentações artísticas

Escrito por Equipe Fovest às 16h57

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Começa na próxima semana o Ver Ciência 2010

Cena de documentário que será exibido no Ver Ciência 2010

A 16ª edição do Ver Ciência - Mostra Internacional de Ciência na TV será realizada de 19 a 24 de outubro em várias cidades do país. O evento, que é gratuito, este ano terá como foco o desenvolvimento sustentável e a biodiversidade, temas centrais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, da qual a mostra participa desde 2004.

Entre as atrações estão programas de televisão nacionais e estrangeiros, como documentários, reportagens, dramatizações e programas voltados para o público infantojuvenil. Jana Bennett, diretora da BBC, abre o evento com uma palestra sobre ciência e televisão.

Em São Paulo, cerca de 40 produções serão exibidas em cinco espaços: Catavento Cultural e Educacional, Estação Ciência da USP, Museu Biológico do Instituto Butantan, Museu de Zoologia da USP e Centro Brasileiro Britânico.

O Ver Ciência ainda será realizado nas capitais Rio, Brasília, Vitória, Olinda e Recife, além de outras cidades, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Informações em www.verciencia.com.br.

Escrito por Equipe Fovest às 13h16

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Planeje-se para o feriado

Para dar um tempo nos estudos e aliviar o estresse, o vestibulando tem boas opções para o feriado. Confira algumas:

 

"A Química no dia a dia"

ecienciablog.blogspot.com/2010/09/quimica-no-dia-dia.html

A química também pode ser divertida. É o que pretende mostrar a Estação Ciência. Os visitantes participam de experimentos interativos que se relacionam a temas do cotidiano. Entrada franca.

A visitação ocorre todos os sábados, das 9h às 18h, até o dia 2 de novembro. A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1394, Lapa.

 

"Um Dia Terá que Ter Terminado 1969/74"

www.mac.usp.br/mac

Boa pedida para compreender um dos momentos mais emblemáticos da história brasileira. São 164 obras que foram censuradas ou sofreram algum tipo de repressão durante o regime militar. Entrada franca.

MAC Ibirapuera - av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, zona sul, tel. 0/xx/11/3091-3039. De terça a sexta, das 10h às 18h. Sábado e domingo, das 10h às 16h. Até 6 de março. Livre.

 

Festival Outubro Independente

www.centrocultural.sp.gov.br/outubroindependente

Reúne música, teatro, artes plásticas e literatura em diversos endereços. Artistas como Arrigo Barnabé, Cidadão Instigado, Chali 2na, o jamaicano Jah Shaka, The Eternals e Hurtmold estão na agenda.

 

"Fernando Pessoa, Plural como o Universo"

Visitante na exposição

www.museudalinguaportuguesa.org.br

O público terá a oportunidade de conhecer, ou reconhecer, algumas das personagens do poeta português, que se revelam nos versos assinados por seus heterônimos personagens-poetas com identidade própria.

Museu da Língua Portuguesa - Praça da Luz, s/nº, Centro. Mais informações pelo telefone 0/xx/11/3326-0775.

De terça a domingo, das 10h às 18h. Ingressos custam R$ 6. (GUILHERME VOITCH)

Escrito por Equipe Fovest às 20h56

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

São Judas promove debate sobre o holocausto

Na próxima terça-feira, dia 21, a Universidade São Judas organiza o debate "O holocausto e a intolerância". Participam do evento representantes da B’nai B’rith do Brasil, entidade judaica de direitos humanos, Rachel Mizrahi, coordenadora do Núcleo de História Oral do Holocausto da USP, e os sobreviventes do holocausto Rita Braun, Nanette König e Ben Abraham, presidente da Sherit Hapleitá do Brasil (Associação dos Sobreviventes do Nazismo).

A palestra será realizada na unidade Mooca (rua Taquari, 546, próximo à estação Bresser-Mooca do metrô), a partir das 19h30. A entrada é franca.

Mais informações em www.usjt.br ou pelo telefone 0/xx/11/2799-1999.

Escrito por Equipe Fovest às 16h30

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Unifesp promove sessão de cinema grátis amanhã na Vila Mariana (SP)

Amanhã, a partir das 14h, a Unifesp vai exibir três filmes nacionais dos anos 30 e 40 na Cinemateca (Vila Mariana) em mais uma edição do Univercine.

No projeto, que ocorre em parceria com a Cinemateca e a FAP (Fundação de Apoio à Pesquisa), obras brasileiras são apresentadas e, em seguida, debatidas por professores da Unifesp e convidados.

Neste sábado, os filmes apresentados serão "Um apólogo", "O despertar da Redentora" e "O Descobrimento do Brasil".

A Cinemateca fica no largo Senador Raul Cardoso, 207, perto do metrô Vila Mariana. Outras informações pelo telefone 0/xx/11/3512-6111 (ramal 215).

Confira aqui as fichas técnicas dos filmes.

Jóia "Um apólogo" (1936). Adaptação do conto homônimo de Machado de Assis. 7 min. Classificação livre.

Jóia "O Descobrimento do Brasil" (1937). Filme narra a partida das 13 naus de Pedro Álvares Cabral de Lisboa e sua difícil trajetória pelo mar desconhecido. Música original de Heitor Villa-Lobos. 60 min. Classificação livre.

Jóia "O despertar da Redentora" (1942). Na obra, a princesa Isabel, ainda com 16 anos, já se mostra defensora dos negros e da causa abolicionista. 21 min. Classificação livre.

Escrito por Equipe Fovest às 15h05

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sesc Pinheiros realiza leitura dramática de livros cobrados por USP e Unicamp

Três dos livros cobrados como leitura obrigatória nos vestibulares de USP e Unicamp ganharão leituras dramáticas no Sesc Pinheiros, a partir da próxima semana: "Auto da Barca do Inferno", "O Cortiço" e "Dom Casmurro". As apresentações são gratuitas e abertas ao público.

A adaptação dos textos foi feita pelo grupo Teatro Kaus, que vai encenar trechos selecionados das obras, além das partes mais marcantes de cada trama.

Confira a programação:

Jóia 14/9, às 20h: "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente;

Jóia 21/9, às 16h: "Dom Casmurro", de Machado de Assis;

Jóia 28/9, às 16h: "O Cortiço", de Aluísio Azevedo;

As apresentações levam duas horas e acontecem no auditório do Sesc Pinheiros (rua Paes Leme, 195, 3º andar, Pinheiros, SP).

O ingresso deve ser retirado na bilheteria, com uma hora de antecedência.

Escrito por Equipe Fovest às 17h07

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

ESPM do Rio abre suas portas para vestibulandos no sábado

Alunos participam de atividade da 2ª edição do ESPM de Portas Abertas do Rio/Divulgação

Quem estiver pensando em prestar vestibular para a Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio tem uma importante data para marcar na agenda.

No próximo sábado (28), a instituição vai promover, das 10h às 16h, a terceira edição de seu projeto Portas Abertas.

No evento, os alunos de ensino médio poderão participar das mais diversas atividades, que vão de oficinas e palestras até apresentação das empresas geridas pelos alunos da ESPM.

Entre os temas a serem debatidos estão investimento na bolsa de valores, entretenimento como negócio, photoshop, empreendedorismo, diplomacia corporativa, jogos de negócios, marketing esportivo, fotografia, inovação e criatividade, illustrator e muitos outros.

A entrada é franca, mas os interessados devem se inscrever até sexta pelo site www.espm.br. Outras informações pelo telefone 0/xx/21/2216-2002.

Escrito por Equipe Fovest às 18h49

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Andressa Taffarel Andressa Taffarel, 26, é repórter do caderno Fovest e redatora do Cotidiano.

Patrícia Gomes Marina Mesquita, 25, é repórter e redatora do Fovest e de Saber.

Patrícia Gomes Patrícia Gomes, 23, é repórter do Fovest e redatora de Regionais.

SITES RELACIONADOS

RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.