Blog do Fovest

O mundo dos vestibulares

 

MEC diz agora que ProUni pode não abrir na segunda

O Ministério da Educação acaba de afirmar que a abertura das inscrições do ProUni na segunda-feira não está confirmada. Por enquanto, ainda não há nova data para a abertura do processo.

Escrito por Equipe Fovest às 19h54

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Inscrições para o ProUni abrem na segunda

As inscrições para as bolsas parciais (50%) e totais do ProUni vão abrir na próxima segunda-feira. O programa do governo federal dá bolsas em universidades particulares para candidatos que foram bem no Enem.

Assim que o Ministério da Educação divulgar mais informações, como a nota mínima para pleitear um bolsa, colocaremos um novo post.

Escrito por Equipe Fovest às 18h47

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sai lista da Unesp

A Unesp divulgou hoje a sua lista de aprovados. Ela pode ser conferida aqui.

As matrículas podem ser feitas nos dias 8 ou 9 de fevereiro, das 9h às 18h (horário de Brasília), na seção de graduação da unidade onde funciona o curso para o qual o candidato foi chamado.

Os candidatos da lista de espera deverão declarar interesse por eventual vaga remanescente, no dia 10 de fevereiro, das 9h às 18h, na página da Vunesp

Saiba mais sobre a lista de aprovados e as matrículas aqui.

Escrito por Equipe Fovest às 17h54

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Você está com problemas no site do Sisu?

Comente aqui!

Escrito por Equipe Fovest às 15h14

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

"Mobilidade" do Enem

O Vladimir perguntou ontem sobre a tão falada "mobilidade" no Enem, que permite que os candidatos se inscrevam em instituições de qualquer Estado do país sem ter que ir até o local prestar o vestibular. No entanto, como ele lembrou, essa mobilidade é limitada.

O problema é quase nenhuma universidade permite que o candidato faça a matrícula a distância. Portanto, Vladimir, na maioria dos casos será preciso mesmo viajar para se matricular...

Escrito por Equipe Fovest às 13h10

Comentários () | Enviar por e-mail | Dúvidas no Enem | PermalinkPermalink #

Notas do Enem já estão disponíveis

O Ministério da Educação já liberou a consulta de notas individuais no Enem 2009. Basta o aluno acessar o site do Inep e entrar com seu número de inscrição ou CPF, mais a senha.

Assim ele terá acesso às notas em cada uma das provas  (linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação), já com a aplicação da TRI (Teoria de Resposta ao Item), que leva em conta não só a quantidade de acertos, mas também o grau de dificuldade das questões.

A partir de amanhã, os candidatos já poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada, por meio do site http://sisu.mec.gov.br/. O sistema permite a inscrição em 47,9 mil vagas em universidades públicas e instituições de ensino profissional.

Escrito por Equipe Fovest às 13h04

Comentários () | Enviar por e-mail | Dúvidas no Enem | PermalinkPermalink #

UFF adia divulgação do resultado do vestibular

Em nota oficial, a Universidade Federal Fluminense informou que vai adiar para 5 de fevereiro a divulgação do resultado final. Originalmente, os nomes dos aprovados seriam conhecidos nesta sexta-feira.

De acordo com a instituição, tal alteração fio necessária para processar e aplicar em seu vestibular os dados do Enem 2009.

Assim, as matrículas também foram postergadas. Ficaram para dia 8 de fevereiro as matrículas dos campi fora de Niterói e para 9 e 10 de fevereiro as das unidades niteroienses.

Escrito por Equipe Fovest às 18h37

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sistema de seleção unificada entra no ar; inscrições começam na 6ª

Está no ar o sistema de seleção unificada do Enem. A página já tem informações sobre como funcionará o sistema, pelo qual os estudantes que fizeram o Enem poderão se candidatar a 47.913 vagas em universidades federais, institutos tecnológicos e outras duas instituições.

O sistema abrirá para os alunos dia 29, sexta, às 6h. A primeira rodada funcionará até as 23h59 do dia 3, quarta-feira. Para ver como o Sisu funciona, clique aqui. O cronograma está aqui.

A página ainda não está completa. O campo de pesquisa sobre cursos e vagas, por exemplo, não funciona. Segundo o MEC, até sexta o acesso estará liberado.

Escrito por Equipe Fovest às 12h50

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Calendário do mês

 
Clique aqui para conferir períodos de inscrição, taxa e datas de provas dos próximos vestiblares.

Escrito por Equipe Fovest às 15h52

Comentários () | Enviar por e-mail | Calendário do mês | PermalinkPermalink #

Quiz da Semana - Revolução Cultural

O quiz desta semana foi proposto pelo professor Roberto Candelori, autor da coluna de atualidades do caderno Fovest desta terça-feira. A resposta será publicada na segunda-feira.

(FOVEST) Nas décadas de 1960/1970, o Grande Timoneiro, Mao Tse-tung, promoveu uma "revolução dentro da revolução", que ficou conhecida como a Grande Revolução Cultural Proletária ou, simplesmente, Revolução Cultural.

Sobre esse movimento revolucionário que marcou o período maoísta, assinale a alternativa incorreta:

Exemplares do “Livro Vermelho” em antiquário em Xangai, na China (Eugene Hoshiko - 25.mai.1999/AP)

a. Contribuiu para fortalecer o culto à personalidade de Mao Tse-tung, reforçando sua autoridade e seu poder como grande líder da nação chinesa.

b. Utilizou de forma dogmática o "Livro Vermelho" para difundir as teses revolucionárias, incitando os jovens chineses a assumirem uma postura radical e sectária, que levou à formação de milícias civis.

c. Os seguidores do movimento, os chamados guardas vermelhos, perseguiram inúmeros intelectuais, políticos e burocratas, taxando-os de traidores da causa socialista e inimigos do povo.

d. Favoreceu a ascensão de Deng Xiaoping, que assumiu a liderança da Revolução Cultural, seguindo a mesma linha de Mao Tse-tung, reforçando o poder e a participação da massa camponesa.

e. No plano econômico, a Revolução Cultural comprometeu o avanço tecnológico da nação chinesa, entre outros aspectos, devido às inúmeras perseguições a intelectuais, cientistas e educadores.

Escrito por Equipe Fovest às 13h10

Comentários () | Enviar por e-mail | Quiz da semana | PermalinkPermalink #

Saiba como acessar o sistema de seleção unificada do Enem

A partir da próxima sexta-feira, dia 29, o Ministério da Educação deve permitir acesso ao sistema único de seleção do Enem. O sistema possibilitará ao candidato do Enem escolher o curso e a universidade federal onde quer estudar.

A data ainda depende de o Inep (órgão responsável pelo Enem) entregar as notas do exame ao ministério até o dia anterior, 28, quinta-feira.

Poderão acessar o sistema candidatos a cursos de universidades federais que adotaram o Enem como forma única de seleção --como substituto do vestibular-- para parte ou a totalidade dos cursos. O site, que ainda não está concluído, está aqui.

Os candidatos terão seis dias para fazer a primeira opção de curso e instituição. O ministério disse que vai avisar os candidatos por SMS (para quem informou celular no ato da inscrição no Enem) e em campanhas pelo rádio.

A escolha da vaga no site será em três etapas --possivelmente de 29/1 a 3/2, de 12 a 20/2 e de 1º a 3/3.

A seguir, o blog ensina como a página vai funcionar:

1 - O candidato clica em "Acesso Estudante";

2 - Ali, verá a relação de universidades federais e cursos disponíveis; o aluno seleciona o curso desejado;

3 - O sistema apontará se a nota do candidato no Enem é suficiente para ele obter a vaga no curso da universidade escolhida ou não; se for, o aluno terá mais sete dias para fazer a matrícula;

4 - Se a nota não for suficiente na primeira rodada, o candidato poderá tentar obtê-la na segunda (possivelmente de 12 a 20/2) ou na terceira rodadas (1º a 3/3). Nessas etapas, serão excluídas do sistema as vagas preenchidas e exibidas apenas as que sobrarem.

A seleção da vaga durante as rodadas será dinâmica. Um exemplo: um estudante que no primeiro dia da primeira rodada tenha nota para entrar em ciências sociais na Unifesp não necessariamente conseguirá a vaga. Isso porque, ao longo dos seis dias, outros estudantes com notas melhores podem entrar no site e "levarem" a vaga. Será uma espécie de "leilão". Entrarão no curso desejado os alunos que tiverem as melhores notas quando o sistema fechar.

O Ministério da Educação disse que vai divulgar mais informações na semana que vem.

Escrito por Equipe Fovest às 01h29

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ouça os destaques do caderno Fovest desta terça

Escrito por Equipe Fovest às 15h37

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Quiz da Semana - HIV - Resposta

A resposta do quiz da semana passada é D.

Estudo vê risco de epidemia de HIV resistente a drogas

[...]O aumento da circulação de variantes do HIV resistentes ao tratamento com antirretrovirais nos EUA pode provocar uma epidemia desse tipo de "supervírus" com início nos países desenvolvidos. O alerta é de um estudo publicado na edição de hoje na revista "Science", que analisou a dinâmica de transmissão do vírus em San Francisco, na Califórnia.

Nos últimos 20 anos, a presença do vírus resistente cresceu de forma significativa na cidade, assim como na maioria dos países ricos, onde o tratamento com antirretrovirais é comum. Como os soropositivos podem transmiti-lo para mais de uma pessoa, os pesquisadores afirmam que a ameaça de epidemia nesses países é real.[...] (Folha de S. Paulo, 15 de janeiro de 2010)

 

O antirretroviral Kaletra (Charles Rex Arbogast - 17.out.2007/AP)

 

Em 1996, o chinês naturalizado norte-americano David Ho desenvolveu o coquetel de drogas antirretrovirais, medicamento que revolucionou o tratamento da Aids. Apesar de ainda não significar a cura, o tratamento permitiu aumentar de forma significativa a vida do soropositivo.

Entretanto, o coquetel gerou um efeito colateral em parte da população: a falsa sensação de segurança reduziu os cuidados com a doença. A notícia acima não poderia ser mais perversa nesse contexto.

Cinco alunos estavam discutindo sobre o assunto e emitiram as frases abaixo. Aponte aquele que cometeu erro:

a. O vírus HIV é um retrovírus, seu material genético é o RNA.

b. Esse material genético está mais sujeito a mutações do que o DNA.

c. As mutações frequentes dificultam o desenvolvimento de vacina eficiente.

d. Os soropositivos não conseguem produzir anticorpos contra o vírus.

e. Enquanto não existe uma vacina eficiente, a prevenção é a melhor alternativa.

 

O professor de biologia Ismael Fernandes de Andrade explica a resposta:

As pessoas que têm o vírus desenvolvem anticorpos anti-HIV. Infelizmente esses anticorpos não são eficientes para determinar a cura da doença. Os exames típicos (Elisa e Western Blot) detectam os anticorpos anti-HIV.

Escrito por Equipe Fovest às 15h26

Comentários () | Enviar por e-mail | Quiz da semana | PermalinkPermalink #

UFPR também já está com as notas do Enem

A UFPR (federal do Paraná) também já recebeu as notas do Enem. Os dados foram enviados à instituição ontem, tal como com a Unesp. O resultado do vestibular da UFPR será divulgado amanhã --o Enem vale 10% da nota final.

Escrito por Equipe Fovest às 17h06

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Unesp recebe notas do Enem

A Vunesp, entidade que organiza o vestibular da Unesp, confirmou agora há pouco que a universidade recebeu as notas do Enem de seus candidatos.

Conforme combinado entre a Unesp e o MEC (Ministério da Educação), as notas da parte objetiva dos candidatos do Enem também inscritos na estadual paulista seriam entregues com prioridade até hoje, antes das outras instituições, para que a Unesp pudesse usar a nota do exame em seu vestibular. A lista dos aprovados da Unesp sai dia 29 de janeiro.

A Unesp foi a única das estaduais de São Paulo que manteve a utilização do Enem 2009. USP e Unicamp desistiram de usar o exame depois que ele precisou ser adiado, em outubro.

Escrito por Equipe Fovest às 21h39

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Unesp ainda não recebeu notas do Enem

A Unesp não havia recebido, até as 18h, as notas do Enem. O Inep disse que iria enviá-las até o final do dia para a universidade, que firmou acordo com o Ministério da Educação para ter acesso às notas das provas objetivas antes. O resultado do vestibular da Unesp sai em 29 de janeiro.

 

Escrito por Equipe Fovest às 20h52

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Calendário do mês

 Clique aqui para conferir períodos de inscrição, taxa e datas de provas dos próximos vestibulares.

Escrito por Equipe Fovest às 17h58

Comentários () | Enviar por e-mail | Calendário do mês | PermalinkPermalink #

Unicamp libera respostas esperadas da segunda fase

A Comvest divulgou hoje em seu site as resoluções que a banca corretora espera dos alunos nas provas de matemática e inglês e de física e geografia.

Já estavam disponíveis as respostas esperadas de língua portuguesa e ciências biológicas e de química e história.

A primeira lista dos aprovados será divulgada no dia 4 de fevereiro. Os convocados deverão fazer a matrícula no dia 9 de fevereiro.

Escrito por Equipe Fovest às 17h20

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Quiz da Semana - HIV

O quiz desta semana foi proposto pelo professor de biologia Ismael Fernandes de Andrade. A resposta será publicada na segunda-feira.

Estudo vê risco de epidemia de HIV resistente a drogas

[...]O aumento da circulação de variantes do HIV resistentes ao tratamento com antirretrovirais nos EUA pode provocar uma epidemia desse tipo de "supervírus" com início nos países desenvolvidos. O alerta é de um estudo publicado na edição de hoje na revista "Science", que analisou a dinâmica de transmissão do vírus em San Francisco, na Califórnia.

Nos últimos 20 anos, a presença do vírus resistente cresceu de forma significativa na cidade, assim como na maioria dos países ricos, onde o tratamento com antirretrovirais é comum. Como os soropositivos podem transmiti-lo para mais de uma pessoa, os pesquisadores afirmam que a ameaça de epidemia nesses países é real.[...] (Folha de S. Paulo, 15 de janeiro de 2010)

O antirretroviral Kaletra (Charles Rex Arbogast - 17.out.2007/AP)

Em 1996, o chinês naturalizado norte-americano David Ho desenvolveu o coquetel de drogas antirretrovirais, medicamento que revolucionou o tratamento da Aids. Apesar de ainda não significar a cura, o tratamento permitiu aumentar de forma significativa a vida do soropositivo.

Entretanto, o coquetel gerou um efeito colateral em parte da população: a falsa sensação de segurança reduziu os cuidados com a doença. A notícia acima não poderia ser mais perversa nesse contexto.

Cinco alunos estavam discutindo sobre o assunto e emitiram as frases abaixo. Aponte aquele que cometeu erro:

a. O vírus HIV é um retrovírus, seu material genético é o RNA.

b. Esse material genético está mais sujeito a mutações do que o DNA.

c. As mutações frequentes dificultam o desenvolvimento de vacina eficiente.

d. Os soropositivos não conseguem produzir anticorpos contra o vírus.

e. Enquanto não existe uma vacina eficiente, a prevenção é a melhor alternativa.

Escrito por Equipe Fovest às 17h06

Comentários () | Enviar por e-mail | Quiz da semana | PermalinkPermalink #

Unesp divulga aprovados em pedagogia a distância

A Unesp acaba de divulgar, nos sites www.unesp.br e www.vunesp.com.br, a relação de convocados para matrícula e a lista de espera do processo seletivo de ingresso para o curso de pedagogia a distância.

Os 1.333 convocados deverão se matricular no dia 5 de fevereiro, das 9h às 18h, na seção de graduação da unidade onde funcionará o polo. Os 5.142 relacionados na lista de espera deverão confirmar interesse por eventual vaga remanescente, no dia 10 de fevereiro, por meio do site da Vunesp.

O curso de pedagogia da Unesp é voltado para a formação de professores em exercício no Estado de São Paulo para a educação infantil, para as séries iniciais do ensino fundamental e para a gestão de unidades escolares.

O curso faz parte do programa Univesp, uma parceria entre USP, Unesp e Unicamp -que propõem os cursos- e governo do Estado. O seu objetivo é ampliar a oferta de vagas no ensino superior por meio meio de educação a distância.

Escrito por Equipe Fovest às 16h28

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Veris IBTA promove palestra sobre carreiras

Na próxima quinta-feira, dia 21, o Veris IBTA promove a palestra "Planejamento de Vida e Carreira". O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo telefone 0800 7231818.

Na palestra, Marcos Vono, diretor de recursos humanos e carreiras do Grupo Ibmec, vai dar dicas de como planejar e gerir uma carreira, falará sobre as perspectivas do novo mercado de trabalho e dará dicas de como tornar-se um profissional de sucesso.

O evento ocorre na av. Paulista, 302, às 19h. Outras informações pelo site www.veris.com.br.

Escrito por Equipe Fovest às 11h43

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

7 dicas sobre a lista unificada de Fuvest e Unicamp

O caderno Fovest trouxe nesta terça uma reportagem sobre a lista unificada de livros obrigatórios da Fuvest e da Unicamp. Confira mais dicas de professores de literatura sobre os livros cobrados, que serão os mesmos do últimos vestibular. As dicas são de Maria de Lourdes da Conceição Cunha (Objetivo) e Fernando Marcílio (Anglo).

 

1 – Leia os livros ao longo do ano: assim o candidato que ainda não conhece as obras não precisa correr contra o tempo.

 

2 – Fiche os livros: como você vai lê-los ao longo do ano, pode esquecer o conteúdo. Fazer anotações pode ajudar a rememorar os trechos mais importantes de cada obra.

 

3 – Pense nas obras comparativamente: é assim que os vestibulares cobram. Segundo Maria de Lourdes, “vestibular não checa historinha do livro. Ele pede o que a obra simboliza”.

 

4 – Ordem de leitura: comece com “Auto da Barca do Inferno”, depois “Iracema”,  “Memórias de um Sargento de Milícias” e “O Cortiço”. Em seguida leia “Dom Casmurro” e a “Cidade e as Serras”. Por fim, “Vidas Secas”, “Capitães da Areia” e “Antologia Poética”. A razão: há similaridades e diferenças entre as obras selecionadas, e é justamente isso o que o vestibular vai cobrar.

 

5 – Mesmo se o livro parecer difícil, avance: “Quando quer alguma coisa, o aluno tem que saber superar as dificuldades iniciais. É como alguém que quer correr –é preciso condicionamento. Com a leitura não é muito diferente. As dificuldades são reais, concretas, mas devem ser superadas. Porque desistir do livro em razão das dificuldades é como abrir mão da vaga no vestibular”, afirma Fernando Marcílio.           

 

6 – "Auto da Barca do Inferno": procure uma edição anotada, com notas de rodapé. “É uma obra do século 16, em português arcaico. O aluno pode encontrar dificuldade em algumas expressões.”

 

7 – "Antologia Poética": leia o livro de Vinicius de Moraes aos poucos. "O interessante é o candidato ler uma poesia num dia e, no outro, reler. Porque dá tempo de amadurecer. Livro de poesia é para ler aos pouquinhos”, afirma Maria de Lourdes. O autor deixa claro qual o poema que divide as duas fases de sua obra -“O Falso Mendigo”, afirma o professor Fernando Marcílio.

Escrito por Equipe Fovest às 10h35

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ouça podcast sobre o caderno Fovest desta terça

Escrito por Equipe Fovest às 19h39

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Quiz da Semana - China - Resposta

A resposta do quiz da semana passada é D.

Mao Tse-tung, que liderou a proclamação da República Popular da China (Reprodução)

 

(FOVEST) Em relação à história da China, assinale a proposição INCORRETA:

a. No início do século XX, os chineses proclamaram a República, mas perderam o seu grande líder nacionalista, Sun Yat-sen. Após sua morte, duas lideranças políticas emergiram e estabeleceram regimes políticos contraditórios; Mao Tse-tung, o socialista, na China continental; e Chiang Kai-shek, o capitalista, na ilha de Formosa (Taiwan).

b. Com dimensões continentais, a China é uma das mais antigas civilizações do planeta e era conhecida do Ocidente desde a época do Império Romano. No entanto, foi somente a partir do século XIII que o comércio entre os chineses e europeus se tornou mais intenso.

c. Um dos episódios mais importantes do confronto entre nacionalistas e comunistas foi a Longa Marcha, empreendida pelos comunistas em 1934, sob a liderança de Mao Tse-tung, que percorreu 10 mil quilômetros em direção ao norte, para fugir do cerco dos nacionalistas.

d. Com a vitória dos comunistas, em 1949, os nacionalistas do Kuomintang, sob o comando de Chiang Kai-shek, refugiaram-se no Tibete e, sob a proteção dos EUA e do Japão, proclamaram, no mesmo ano, a República Democrática da China.

e. Na virada do século XIX para o XX, a China já era um país importante no plano econômico, por essa condição, uma nação submetida aos interesse das principais potências imperialistas, razão pela qual prosperava um clima de revolta nacionalista contra a presença estrangeira e de recusa à dinastia Manchu (1644-1911), a última do Império Chinês.

 

O professor Roberto Candelori explica a resposta:

Com a vitória dos comunistas, em 1949, os nacionalistas do Kuomintang, sob o comando de Chiang Kai-shek, refugiaram-se na Ilha de Formosa (Taiwan), e não no Tibete -que, aliás, foi ocupado militarmente pela China em 1950 e permanece assim até hoje. Em Taiwan, sob a proteção dos EUA -mas não do Japão, que havia sido derrotado na Segunda Guerra-, criaram a República da China (a China nacionalista), e não a República Democrática da China.

Escrito por Equipe Fovest às 18h10

Comentários () | Enviar por e-mail | Quiz da semana | PermalinkPermalink #

Unicamp libera respostas esperadas de química e história

A Comvest divulgou hoje em seu site as resoluções que a banca corretora espera dos alunos nas provas de química e história.

Já estavam disponíveis as respostas esperadas de língua portuguesa e ciências biológicas. As demais provas, de matemática e inglês e de física e geografia, devem ser divulgadas amanhã.

A primeira lista dos aprovados será divulgada no dia 4 de fevereiro. Os convocados deverão comparecer para efetuar a matrícula no dia 9 de fevereiro.

Escrito por Equipe Fovest às 16h34

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Lista de aprovados do IFSP gera confusão

O candidato a uma vaga no IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), antigo Cefet-SP, que consultou, no dia 5 de janeiro, o resultado do vestibular da instituição e viu que estava aprovado pode ter descoberto pouco tempo depois que não estava tão aprovado assim.

É que a instituição, diferentemente de outras, adota um sistema que considera aprovados todos os candidatos que tenham cumprido as exigências mínimas do concurso -por exemplo, não ter zerado em nenhuma disciplina nem na redação.

Assim, o candidato é aprovado -e isso é informado no site da instituição-, mas só será convocado à matrícula se a sua colocação lhe permitir ocupar uma vaga.

De acordo com Jacqueline di Blasi, diretora de graduação do IFSP, esse procedimento sempre foi adotado e só neste ano gerou problemas.

Muitos alunos, ao consultarem o resultado, entenderam que tinham passado no vestibular, o que não necessariamente tinha ocorrido.

Esse foi o caso da aluna Flávia Letícia Opúsculo, 20. Candidata a uma vaga em física, ela comemorou a aprovação, em 37º lugar. No entanto, não foi convocada. O curso que ela pretende cursar tem 40 vagas, sendo 28 destinadas ao vestibular tradicional e 12 ao Enem.

"Como eu estava dentro do número de vagas, achei que tivesse passado", conta a aluna.

No dia seguinte, porém, ao acessar novamente o resultado para consultar o dia da matrícula, notou que a palavra "aprovado" havia sido retirada e que apenas os 28 primeiros tinham sido convocados.

"O que eu estranhei é que, no edital, está escrito que na primeira chamada seriam convocados todos os candidatos até o limite de vagas ofertadas para cada curso e período. Por isso achei que chamariam os 40", conta Flávia.

A aluna ainda contesta a justificativa do IFSP de que são considerados aprovados os que não zeraram em nenhuma prova. "Eu zerei em uma prova e, ainda assim, apareceu ‘aprovado’ lá", afirma.

A diretora de graduação do IFSP confirma que a instituição, ao receber inúmeros telefonemas de estudantes confusos com a palavra "aprovado" no resultado, resolveu tirá-la da lista. "Tiramos a palavra, mas não alteramos a lista em mais nada", relata a professora.

Escrito por Equipe Fovest às 16h10

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Unicamp divulga respostas esperadas no vestibular

A Unicamp divulgou as respostas esperadas pela banca no primeiro dia de provas da segunda fase.

As respostas da prova de português e literatura estão aqui; as da prova de ciências biológicas, aqui.

A divulgação seguirá a ordem das provas. Na segunda-feira, estarão disponíveis as respostas esperadas das provas de química e história; na terça, as de física e geografia; por fim, as respostas de matemática e inglês saem na próxima quarta.

Escrito por Equipe Fovest às 13h35

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Cursinho gratuito de Rio Preto recebe inscrições para processo seletivo

O cursinho gratuito Metamorfose, em São José do Rio Preto (interior de SP), está com inscrições abertas, até 31 de janeiro, para seu processo seletivo. Podem se inscrever estudantes que tiverem cursado ou estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública e tenham renda familiar de no máximo um salário mínimo por pessoa. Alunos de escola particular que tiverem bolsa de estudos e pertencerem à faixa máxima de renda determinada também podem ser aceitos.

São oferecidas 90 vagas.

O processo seletivo tem duas fases. Na primeira, em 7 de fevereiro, os candidatos fazem uma prova objetiva de 50 questões e uma redação dissertativa; na segunda, os candidatos são submetidos a uma entrevista socioeconômica.

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site www.cursinhometamorfose.com.br e a taxa é de R$ 10. As aulas acontecem à noite e aos sábados à tarde.

Escrito por Equipe Fovest às 20h15

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Provas do último dia da Unicamp foram de nível médio, dizem cursinhos

Cursinhos ouvidos pelo blog afirmam que as provas de inglês e matemática, do último dia da segunda fase da Unicamp, tiveram nível médio.

Matemática consumiu tempo dos alunos com as questões, afirma o coordenador de matemática do Etapa, Marcelo Dias Carvalho. A maioria das questões tinha dificuldade mediana, segundo Carlos Seno, do Objetivo. "Quem se preparou foi bem", diz Roberto Jamal, do Anglo.

Já a prova de inglês privilegiou o vocabulário, afirma Cristina Armaganijan, do Objetivo. "O aluno com boa cultura e que estudou inglês de maneira periódica conseguiu se dar bem", disse a professora Lúcia Helena, do cursinho da Poli.

Para conferir as provas de hoje, clique aqui.

O vestibular de hoje teve abstenção de 9,3%. O índice é maior do que o vestibular anterior, quando 7,3% dos candidatos faltaram.

Escrito por Equipe Fovest às 21h49

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Enem terá versão em espanhol para candidatos da Unila

Presidente Lula sanciona a Unila

A Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), primeira universidade bilíngue do Brasil, usará o Enem como forma de acesso. Como a instituição vai receber alunos brasileiros e dos países vizinhos, o Inep (órgão do MEC responsável pelo Enem) vai preparar uma versão em espanhol do exame nacional para o processo de admissão dos alunos que não forem brasileiros.

O presidente Lula sancionou ontem a criação da universidade. As primeiras atividades de graduação estão previstas para o segundo semestre deste ano.

A sede da Unila, que tem projeto assinado pelo escritório de Oscar Niemeyer, será em Foz do Iguaçu (PR). Por enquanto, a universidade funcionará na sede provisória do Parque Tecnológico de Itaipu.

A Unila tem o objetivo de promover a integração da América Latina. Assim, terá professores brasileiros e vindos dos países vizinhos dando aulas em português e espanhol.

Escrito por Equipe Fovest às 16h31

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Univesp divulga lista de aprovados na próxima terça

Os nomes dos candidatos aprovados no curso de pedagogia da Univesp serão divulgados na próxima terça-feira no site da Vunesp (organizadora do concurso).

As matrículas acontecem no dia 5 de fevereiro. Alunos na lista de espera deverão confirmar interesse pela vaga, via internet, em 10 de fevereiro. O começo das aulas está previsto para 1º de março.

A grade curricular do curso, que terá 40 meses de duração, prevê que 60% de suas atividades sejam on-line e que 40% sejam presenciais, em dois encontros por semana nos polos montados pela Unesp. A graduação é voltada a professores em exercício no Estado.

A Univesp é uma parceria entre USP, Unesp e Unicamp, que propõem os cursos, com o governo do Estado e visa ampliar a oferta de vagas no ensino superior por meio meio de educação à distância.

Para saber mais, clique aqui.

Escrito por Equipe Fovest às 14h38

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Quiz da Semana - China

O quiz desta semana foi proposto pelo professor Roberto Candelori, autor da coluna de atualidades do caderno Fovest de terça-feira. A resposta será publicada na segunda-feira.

Mao Tse-tung, que liderou a proclamação da República Popular da China (Reprodução)

(FOVEST) Em relação à história da China, assinale a proposição INCORRETA:

a. No início do século XX, os chineses proclamaram a República, mas perderam o seu grande líder nacionalista, Sun Yat-sen. Após sua morte, duas lideranças políticas emergiram e estabeleceram regimes políticos contraditórios; Mao Tse-tung, o socialista, na China continental; e Chiang Kai-shek, o capitalista, na ilha de Formosa (Taiwan).

b. Com dimensões continentais, a China é uma das mais antigas civilizações do planeta e era conhecida do Ocidente desde a época do Império Romano. No entanto, foi somente a partir do século XIII que o comércio entre os chineses e europeus se tornou mais intenso.

c. Um dos episódios mais importantes do confronto entre nacionalistas e comunistas foi a Longa Marcha, empreendida pelos comunistas em 1934, sob a liderança de Mao Tse-tung, que percorreu 10 mil quilômetros em direção ao norte, para fugir do cerco dos nacionalistas.

d. Com a vitória dos comunistas, em 1949, os nacionalistas do Kuomintang, sob o comando de Chiang Kai-shek, refugiaram-se no Tibete e, sob a proteção dos EUA e do Japão, proclamaram, no mesmo ano, a República Democrática da China.

e. Na virada do século XIX para o XX, a China já era um país importante no plano econômico, por essa condição, uma nação submetida aos interesse das principais potências imperialistas, razão pela qual prosperava um clima de revolta nacionalista contra a presença estrangeira e de recusa à dinastia Manchu (1644-1911), a última do Império Chinês.

Escrito por Equipe Fovest às 13h14

Comentários () | Enviar por e-mail | Quiz da semana | PermalinkPermalink #

Unicamp aceitará duas respostas para questão 6 de física

A Comvest, organizadora do vestibular da Unicamp, divulgou agora de manhã que vai aceitar duas respostas para a questão número 6 da prova de física, aplicada ontem.

A questão informava uma fórmula errada. Assim, a banca vai considerar certas tanto as resoluções que tenham se baseado na fórmula fornecida quanto na fórmula correta.

De acordo com a Comvest, o problema se deveu a um erro de impressão.

O vestibular da Unicamp termina hoje com as provas de matemática e inglês.

Escrito por Equipe Fovest às 10h52

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Para cursinhos, provas do terceiro dia da Unicamp foram mais simples

As provas de hoje da segunda fase da Unicamp --física e geografia-- foram de nível de mediano a fácil, afirmam professores de cursinhos. Foi o terceiro dia de provas --serão quatro.

Tal qual ontem, muitas respostas poderiam ser dadas a partir de informações dos enunciados das questões. "Na Unicamp, a prova não está tão ligada ao conhecimento, mas à habilidade de tratar as questões", afirma Marcelo Monte Forte da Fonseca, professor de física do Etapa. O segredo, segundo ele, está em olhar provas de anos anteriores.

O exame de geografia não foi trabalhoso e tratou de temas atuais --como o El Niño--, afirma Vera Antunes, do Objetivo. A exceção foi a pergunta 21, que tratou de um fenômeno observado em cavernas. "Acho uma questão que a maioria não conseguirá responder, porque é bem específica", diz Omar Sadio, professor de geografia do Etapa.

Para ver as provas de hoje, clique aqui.

O vestibular termina amanhã com as provas de matemática e inglês.

Escrito por Equipe Fovest às 20h49

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Provas do segundo dia da Unicamp foram difíceis, dizem cursinhos

O segundo dia de provas da segunda fase da Unicamp foi difícil, afirmam cursinhos ouvidos pelo blog.

Dos 14.706 convocados para a segunda fase, 13.414 fizeram as duas provas do dia, de química e história. A abstenção foi de 8,8%.

Para Edison Camargo, do Etapa, a prova de química foi a melhor da temporada de vestibulares. "Foi uma prova de química aplicada ao dia a dia do cidadão, com zero de decoreba." O exame tinha exercícios baseados na revista da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Alessandro Nery, do Objetivo, classificou-a de "trabalhosa e difícil". "Todas as questões tinham dois itens --e os enunciados eram longos."

Márcio Novaes, do cursinho da Poli, achou a prova simples. Para ele, o mais complicado para os candidatos foi o tempo --duas horas-- para terminá-la. "Mesmo quem detestava química não zerou."

Também complicada, a prova de história tinha os itens A mais fáceis que os B --na Unicamp, cada questão é dividida em dois itens. "Para responder aos itens A não era preciso saber história. Era só prestar atenção ao enunciado que a resposta estava lá", diz o professor Antonio da Costa Ramos, do Etapa.

As perguntas B foram de difícil resolução, segundo Daily de Matos Oliveira, do Objetivo. "Eram questões que exigiam conteúdo do candidato." A questão 16, por exemplo, tratava da colonização portuguesa no oriente. "É um assunto que não costumamos discutir. Então, o aluno para acertar tinha que ter um conhecimento extraordinário." A parte de história do Brasil privilegiou o período colonial, afirma José Carlos Pires de Moura, do Anglo. "A Unicamp costuma priorizar o período republicano."

Para ver a prova do segundo dia da Unicamp, clique aqui.

O terceiro dia de provas será amanhã, com questões dissertativas de física e geografia. Quarta-feira é último dia --o exame terá matemática e inglês.

Escrito por Equipe Fovest às 21h14

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ouça os destaques do caderno Fovest desta terça

Escrito por Equipe Fovest às 20h15

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Veja a prova da Unicamp

A Unicamp já divulgou a prova deste segundo dia da segunda fase. A prova pode ser conferida aqui.

Em seguida, postaremos os comentários dos cursinhos sobre a prova de hoje.

Escrito por Equipe Fovest às 20h13

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Enem já está 100% corrigido

As provas do Enem, tanto a parte objetiva quanto as redações, já estão corrigidas.

De acordo com o Inep (órgão do MEC responsável pelo Enem), agora as provas passam pela fase de "calibragem" da TRI (Teoria de Resposta ao Item). Isso quer dizer que as notas estão sendo calculadas segundo o peso que cada questão tem.

Neste ano, as questões do Enem foram divididas em fáceis, médias e difíceis e cada uma tem um valor diferente.

Apesar de as provas já estarem corrigidas, o Inep não informa se a divulgação final das notas será adiantada. Por enquanto, está mantido o dia 5 de fevereiro como a data em que os candidatos receberão seus resultados.

Escrito por Equipe Fovest às 17h03

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Segundo Enem dos detentos acontece nesta quarta e quinta

Foi marcado para quarta (13) e quinta (14) o Enem dos detentos que, por falha na logística de entrega dos exemplares das provas, não conseguiram fazer o exame na semana passada.

Cerca de 200 detentos devem ser beneficiados com essa nova data. Técnicos que deveriam aplicar as provas não chegaram a unidades prisionais em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Em São Paulo, o problema se concentrou em dez unidades da Fundação Casa, antiga Febem.

Escrito por Equipe Fovest às 16h52

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Unicamp inicia 2ª fase com prova trabalhosa e com tempo apertado

Candidatos às vagas da Unicamp tiveram hoje o primeiro dia de provas da segunda fase do vestibular, com questões sobre língua portuguesa, literatura e ciências biológicas. Compareceram 13.519 estudantes -a abstenção foi de 8%, superior à do ano passado (6,3%).

Professores de cursinhos consideraram a prova trabalhosa -especialmente a de literatura-, mas bem elaborada. Na avaliação deles, quem se perdeu nas minúcias dos enunciados e não se ateve apenas ao essencial encontrou dificuldade em concluir as questões no tempo proposto.

O vocabulário, mais refinado, complicou o entendimento dos enunciados. Por outro lado, havia muitos elementos visuais, como gráficos e imagens, para ajudar na compreensão correta do que se esperava em cada questão -quem demorou na interpretação deles, porém, ficou com o tempo apertado.

A prova também exigiu muita interpretação de texto, uso do repertório próprio do aluno e criação de relações entre assuntos aparentemente distintos. O objetivo, ainda segundo os professores, foi fugir da decoreba. Para os professores, quem sabia bem a matéria não encontrou maiores problemas, já que a prova não foi difícil nem teve pegadinhas.

A segunda fase da Unicamp está mais enxuta do que nos anos anteriores. Já houve anos em que cada questão era desdobrada em quatro itens. Desta vez, assim como nas últimas edições, cada uma das 12 questões de português e das 12 de biologia foram desmembradas em apenas dois itens. Ainda assim, a prova ficou justa para o prazo previsto.

As questões podem ser conferidas no site www.comvest.unicamp.br. A primeira lista de aprovados será divulgada em 4 de fevereiro. A segunda fase prossegue até quarta-feira. Na prova de amanhã, as questões envolverão química e história. (MARIANA BARROS)

Escrito por Equipe Fovest às 20h33

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Abstenção na UFRJ é de 42%

Do total de 72.848 inscritos para o vestibular da UFRJ, cerca de 42% não compareceram às provas de hoje. Para a pró-reitora de graduação, Belkis Valdman, o alto índice pode ser explicado pelos cerca de 11 mil candidatos inscritos em outros Estados: "Muitos desses estudantes podem ter passado em outras universidades próximas de suas localidades ou não terem ido bem na primeira etapa do concurso [que era o Enem]."

As provas de hoje e de amanhã fazem parte da segunda etapa do vestibular da federal do Rio de Janeiro. Elas deveriam ser feitas por todos os candidatos, mas apenas os mais bem colocados no Enem terão as suas provas corrigidas.

A relação dos participantes que terão as provas avaliadas será divulgada no dia 17 de fevereiro.

Mais informações sobre o vestibular da UFRJ podem ser conferidas aqui.

Escrito por Equipe Fovest às 19h03

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Cursinho Popular abre inscrições

O Cursinho Popular, projeto mantido por associação de professores, abre inscrições a partir do dia 11 de janeiro para as turmas do Extensivo 2010.

Para se inscrever, é necessário comparecer à secretaria com cópias de CPF, RG, comprovante de residência, 2 fotos 3x4 e pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 60.

Neste ano, a taxa mensal de contribuição do aluno matriculado terá valores parcelados decrescentes (de R$ 105 a R$ 69). O valor já inclui as apostilas usadas. Há possibilidade de pagar as taxas à vista, com desconto.

Há ainda a oferta de bolsas de estudo, cujo processo seletivo acontecerá no dia 30 de janeiro.

O Cursinho Popular fica na rua da Consolação, 1.909, em São Paulo.

Mais informações em www.cursinhopopular.com.br.

Escrito por Equipe Fovest às 20h07

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

UFMG elimina 5 por porte de aparelho eletrônico

Durante a aplicação da segunda fase do vestibular da UFMG, que começou no domingo e terminou hoje, cinco candidatos foram eliminados. De acordo com a Copeve (Comissão Permanente do Vestibular), o motivo de todas as desclassificações foi o mesmo: porte de equipamento eletrônico.

O edital do concurso prevê a desclassificação de candidatos que sejam surpreendidos portando qualquer tipo de equipamento eletrônico, ligado ou não.

Por se tratar de um assunto que a Copeve classifica como sigiloso, a comissão não informa quais eram os equipamentos nem se estavam ligados.

Duas eliminações aconteceram no primeiro dia, uma ocorreu ontem e as outras duas foram hoje.

Escrito por Equipe Fovest às 20h56

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Etapa realiza concurso de bolsas

Entre os dias 14 e 28 de janeiro, o cursinho Etapa realizará o seu concurso de bolsas para as turmas de extensivo. A prova tem 60 questões de de conhecimentos gerais do ensino médio, com tempo máximo de 3 horas de duração.

A inscrição é gratuita e pode ser feita nas unidades do Etapa ou pelo site www.etapa.com.br.

Confira as datas e horários das provas:

Unidades da capital

- 14 de janeiro (quinta-feira), às 9h, às 14h ou às 19h

- 27 de janeiro (quarta-feira), às 14h ou às 19h

- 28 de janeiro (quinta-feira), às 9h

 

Unidade de Valinhos (região metropolitana de Campinas)

- 23 de janeiro (sábado), às 9h

Mais informações pelo site ou pelos telefones 0/xx/11/2187-1000 ou 0/xx/19/3881-8181.

Escrito por Equipe Fovest às 19h11

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Fecap abre as portas para pais de vestibulandos

A Fecap abre as portas para pais ou responsáveis interessados em matricular seus filhos na instituição. O evento será às 9h do dia 16 (sábado), mesmo dia e horário do vestibular da Fecap, e inclui uma palestra de Luiz Guilherme Brom, superintendente de relações institucionais da faculdade, sobre mercado de trabalho.

A palestra será no campus Liberdade da Fecap (avenida Liberdade, 532, SP). Mais informações pelo telefone 0/xx/11/3272-2222 ou na página www.fecap.br/vestibular .

Escrito por Equipe Fovest às 15h06

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Anglo realiza concurso de bolsas para turmas da tarde e da noite

No dia 20 de janeiro, o cursinho Anglo realiza o seu concurso de bolsas para as turmas de 2010. Serão oferecidos descontos para os períodos da tarde e da noite, nas três unidades do Anglo na capital paulista. O candidato poderá obter até 100% de desconto, dependendo do seu desempenho.

As unidades do Anglo na capital são:

- João Dias (av. João Dias, 1.645, Santo Amaro)

- Sergipe (r. Sergipe, 58, Higienópolis)

- Tamandaré (r. Tamandaré, 596, Liberdade)

A prova acontece nas três unidades. Serão 50 testes das disciplinas do ensino médio, com exceção de língua inglesa. O tempo de prova é de três horas e meia.

As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou pelo site www.cursoanglo.com.br, até o dia que antecede a prova. Os resultados saem no dia do exame.

Mais informações pelo site ou pelo telefone 0/xx/11/3273-6100.

Escrito por Equipe Fovest às 11h53

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

UFMG disponibiliza provas da segunda fase

A UFMG colocou na página da universidade as provas do primeiro (redação) e do segundo dia (biologia, física, geografia, língua portuguesa e literatura) da segunda fase.

O último dia de provas, com questões de química e história, acabou há pouco. O exame estará disponível na página da UFMG até o final da noite.

Cerca de 17 mil candidatos foram convocados para a segunda fase. A relação dos aprovados no vestibular sairá na última semana de janeiro.

Escrito por Equipe Fovest às 17h07

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Unesp oferece 900 vagas em pré-vestibular popular

O projeto Curso Pré-Vestibular: Iniciativa de Alcance Social, da Unesp, oferece 900 vagas a jovens de baixa renda nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Américo Brasiliense, Guaratinguetá e Marília.

O aluno interessado em participar do projeto deve ficar atento às datas porque cada unidade tem um período de inscrição. Alguns, como em Marília, o prazo já está no fim. A aceitação no pré-vestibular dependerá do desempenho do candidato em uma prova.

Além das aulas preparatórias, a iniciativa conta também com apresentações de teatro, coral e palestras sobre os mais diversos assuntos.

No ano passado, 24,6% dos jovens assistidos pelo programa foram aprovados em universidades públicas no vestibular.

ARAÇATUBA - Cursinho Pré-Vestibular DACA

- Período de inscrições: até 15 de fevereiro

- Rua José Bonifácio, 1193, Araçatuba

- Tel: 0/xx/18/3636-3209

- E-mail: cursinhodaca@yahoo.com.br

- Número de vagas: 140

- Data do vestibulinho: 27 de fevereiro

- Resultado: 2 de março

- Início das aulas: março

- Como se inscrever: www.foa.unesp.br/cursinho

- Inscrições gratuitas

 

ARARAQUARA - Cuca (Curso Unificado do câmpus de Araraquara)

- Período de inscrições: de 1º a 6 de fevereiro

- Rua Francisco Degni, s/nº, Araraquara

- Tel: 0/xx/16/3301-6678

- E-mail: cucaunesp@gmail.com; blog: www.cucaunesp.bloqspot.com

- Número de vagas: 200

- Data do vestibulinho: 7 de fevereiro

- Resultado: 25 de fevereiro

- Matrícula: 27 de fevereiro

- Início das aulas: 1º de março

- Como se inscrever: na secretaria, portando documento. Mais informações no blog

- Inscrições gratuitas

 

BOA ESPERANÇA DO SUL - Cuca

- Período de inscrições: 3 a 6 de fevereiro

- Rua Dr. Carlos Botelho nº 231, Boa Esperança do Sul

- Tel: 0/xx/16/3301-6678

- Número de vagas: 50

- Data do vestibulinho: 7 de fevereiro

- Resultado: 25 de fevereiro

- Matrícula: 27 de fevereiro

- Início das aulas: 1º de março

- Como se inscrever: Comparecer na sede da unidade em Boa Esperança do Sul

- Inscrições gratuitas

 

AMÉRICO BRASILIENSE - Cuca

- Período de inscrições: 3 a 6 de fevereiro

- Rua Joaquim Afonso da Costa, Américo Brasiliense

- Tel: 0/xx/16/3301-6678

- Número de vagas: 40

- Data do vestibulinho: 7 de fevereiro

- Resultado: 25 de fevereiro

- Matrícula: 27 de fevereiro

- Início das aulas: 1º de março

- Como se inscrever: Comparecer à sede da unidade de Américo Brasiliense

- Inscrições gratuitas

 

GUARATINGUETÁ - Cursinho da FEG

- Períodode inscrições: de 4 a 29 de janeiro

- Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333

- Tel: 0/xx/12/3132-4175 ou 0/xx/12/3123-2800

- E-mail: contato@cursinhodafeg.com.br

- Número de vagas: 350

- Data do vestibulinho: 31 de janeiro

- Resultado: até 15 de fevereiro

- Início das aulas: 15 de fevereiro

- Como se inscrever: comparecer à secretaria do cursinho

- Inscrições gratuitas

 

MARÍLIA - Caum (Cursinho Alternativo da Unesp de Marília)

- Período de inscrições: de 4 a 15 de janeiro

- Av. Vicente Ferreira, 1346

- Tel: 0/xx/14/23413-9399 (Fundepe)

- E-mail: boselli@marilia.unesp.br

- Número de vagas: 120

- Data do vestibulinho: 17 de janeiro

- Resultado: a partir da segunda semana de fevereiro

- Início das aulas: março

- Como se inscrever: comparecer à secretaria do cursinho

- Taxa de inscrição: R$ 5

Escrito por Equipe Fovest às 16h36

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Matemática foi a prova mais difícil, dizem cursinhos

Os cursinhos consultados pelo Blog do Fovest foram unânimes em afirmar que a prova de matemática estava a mais díficil hoje. Já as questões de física, história, geografia e algumas de biologia foram consideradas menos exigentes que o esperado.

Com isso, Edmilson Motta, coordenador do Etapa, acredita que a prova do segundo dia é a que fará a grande diferença nas notas dos candidatos.

Escrito por Equipe Fovest às 20h17

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Mackenzie libera lista de aprovados

A primeira lista de convocados do vestibular do Mackenzie foi divulgada hoje. Para conferi-la, clique aqui.

Os aprovados deverão comparecer para matrícula no dia 9 de janeiro, das 9h às 14h, nos campi de Higienópolis, de Barueri ou no de Campinas, conforme a opção do candidato.

Os alunos ou seus representantes legais deverão levar, no ato da matrícula, os seguintes documentos:

Jóia certidão de conclusão do ensino médio ou equivalente

Jóia histórico escolar do ensino médio ou equivalente

Jóia cédula de identidade

Jóia uma fotografia 3x4 recente

Jóia CPF

Os candidatos ao curso de educação física deverão apresentar também apresentar um atestado médico de aptidão física para atividade esportiva.

Escrito por Equipe Fovest às 19h56

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Veja a prova de hoje da Fuvest

As questões aplicadas neste último dia de segunda fase da Fuvest podem ser conferidas aqui.

Escrito por Equipe Fovest às 19h12

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

3 disciplinas da Fuvest tiveram questões mais fáceis hoje do que ontem, diz Objetivo

Na opinião dos professores do cursinho Objetivo, muitas questões da prova da segunda fase da Fuvest de hoje estavam mais fáceis que as da prova de ontem. Inicialmente, era esperado que a prova de hoje fosse mais difícil, já que trazia questões relacionadas especificamente com o curso escolhido pelo candidato.

Entre as disciplinas com questões consideradas mais fáceis, estavam: história, física e biologia. Já as questões de geografia foram consideradas no mesmo nível que as de ontem.

E você? O que achou das provas? Comente aqui.

Escrito por Equipe Fovest às 18h50

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Abstenção no último dia da segunda fase da Fuvest foi de 7,78%

Dos 37.603 convocados para a prova de hoje da segunda fase da Fuvest, 2.927 faltaram, o que equivale a uma abstenção de 7,78%. Ontem, 7,39% dos candidatos haviam faltado.

Em breve, confira os comentários dos professores de cursinhos e a íntegra das provas aplicadas hoje.

Este foi o último dia de provas da segunda fase. Agora, acontecem apenas as provas de habilidades específicas, para os cursos de artes cênicas, arquitetura, audiovisual e design.

O resultado da Fuvest sai no dia 4 de fevereiro, com a primeira lista de aprovados.

Escrito por Equipe Fovest às 17h42

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Detentos e candidatos de duas cidades capixabas fazem Enem hoje

O Enem ainda não aconteceu para todo mundo. Para 12 mil detentos e 334 candidatos das cidades de Brejetuba e Ibatiba, ambas no Espírito Santo, o exame nacional acontece entre hoje e amanhã.

No caso dos presidiários, a data especial para aplicação do Enem foi decidida de forma a manter a logística de segurança da prova. O exame será aplicado em 336 unidades prisionais distribuídas em 15 Estados, mais o Distrito Federal.

Já para os candidatos capixabas, a data especial para fazer o Enem se deveu às fortes enchentes que atingiram essas cidades no dia em que o exame seria aplicado, em 5 e 6 de dezembro.

Hoje, os candidatos farão as provas de ciências da natureza e ciências humanas; amanhã, é a vez das provas de linguagens e redação, além de matemática.

As provas aplicadas entre hoje e amanhã são diferentes das de dezembro. As notas, porém, são comparáveis porque o MEC montou um banco de questões a partir do qual é possível fazer provas diferentes com o mesmo nível de dificuldade.

Escrito por Equipe Fovest às 12h29

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Unicamp divulga notas da primeira fase

Já estão disponíveis no site da Comvest as notas da primeira fase do vestibular da Unicamp.

Para consultar o desempenho obtido na prova de novembro, os candidatos devem digitar seu número de inscrição e senha.

Também já podem ser verificadas, no mesmo site, a relação candidato-vaga de cada curso e as notas de corte para a correção da redação.

A partir do próximo domingo, a estadual de Campinas realiza sua segunda fase. As provas acontecem até quarta-feira, dia 13. Serão, no total, exames de oito disciplinas, cada um deles com 12 questões e valendo 48 pontos.

Participam da segunda fase 14.706 candidatos, que concorrem a 3.444 vagas.

A organização do concurso faz dois alertas importantes aos alunos. Primeiro, pede que quem não levou uma foto 3x4 recente e datada na primeira fase o faça, impreterivelmente, no domingo. Segundo, lembra que os locais das provas estão disponíveis para consulta no site da Comvest e que eles não são necessariamente os mesmos da primeira fase.

Leia mais no Fovest de hoje.

Escrito por Equipe Fovest às 12h02

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Confira a correção da prova da Fuvest

Veja aqui as correções da prova do segundo dia da Fuvest feitas pelos cursinhos Anglo, Etapa e Objetivo.

Escrito por Equipe Fovest às 20h49

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Professores elogiam qualidade das questões no 2º dia da Fuvest

A qualidade das questões do segundo dia da segunda fase da Fuvest foi elogiada pelos professores de cursinhos. Foram consideradas claras e inteligentes. Mas houve ressalvas quanto à formulação das interdisciplinares.

A discussão é o formato escolhido: na maioria das consideradas interdisciplinares, a mescla de disciplinas ocorria entre os itens de uma questão (item "a" de física e "b" de geografia, por exemplo).

"Isso não é interdisciplinaridade. Precisaria envolver, no mesmo item, mais de uma disciplina", afirmou Constantino Carnelos, professor de biologia do Objetivo. (FÁBIO TAKAHASHI)

Escrito por Equipe Fovest às 20h33

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Para coordenador do Anglo, português foi supervalorizado na 2ª fase da Fuvest

O coordenador do Sistema Anglo, Nicolau Marmo, afirma que a USP errou na formatação da segunda fase da Fuvest. Ele entende que houve supervalorização do português. "A USP vai ter de mudar isso", diz.

O raciocínio dele: agora há três dias de exame; no primeiro, apenas português e redação (1/3 da nota final); no segundo, 20 questões distribuídas entre sete disciplinas (somadas, valem outro 1/3); no terceiro, apenas questões ligadas ao curso do candidato (outro 1/3).

Para exemplificar o problema, ele cita a carreira de medicina. Como no terceiro dia são cobradas apenas biologia, física e química, o candidato praticamente não terá sido exigido em matemática (que representa 1/7 apenas do segundo dia).

"Como considerar tanto português e quase nada de matemática de um aluno da medicina?", afirmou Marmo. (FÁBIO TAKAHASHI)

Escrito por Equipe Fovest às 20h09

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Confira os destaques do caderno Fovest desta terça

Escrito por Equipe Fovest às 19h01

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Veja a prova de hoje da Fuvest

Confira aqui a prova de hoje da segunda fase da Fuvest, que cobrou conhecimentos de todas as disciplinas.

O que você achou da prova? Comente no Blog do Fovest.

Escrito por Equipe Fovest às 18h58

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

8,38% dos alunos faltam ao 1º dia da UFMG

O primeiro dia da segunda fase do vestibular da UFMG, hoje, teve 8,38% de ausentes. Dos 17.274 candidatos convocados, 1.448 faltaram. A média histórica varia entre 10% e 11%.

O exame foi composto unicamente por uma redação, que será colocada na página da UFMG até o final da noite.

Amanhã, 16.032 candidatos farão provas dissertativas de língua portuguesa e literatura, biologia, física e geografia. Os 980 candidatos de medicina farão uma prova sobre biologia e química.

O resultado do vestibular sai na última semana de janeiro.

Escrito por Equipe Fovest às 18h49

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Unicid realiza palestras sobre profissões

A Unicid (Universidade Cidade de S.Paulo) realiza no dia 14 de janeiro, das 19h às 21h, o 3º Ciclo de Palestras sobre Profissões, uma feira de orientação destinada a alunos do ensino médio e interessados em conhecer a instituição. Durante o evento, os estudantes poderão tirar dúvidas sobre cursos e profissões e vivenciar o cotidiano universitário no campus da universidade, localizado no bairro do Tatuapé, na zona leste de São Paulo. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Informações e inscrições pelo www.cidadesp.edu.br.

Escrito por Equipe Fovest às 18h25

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Questões de inglês da Fuvest pedem respostas em português

Uma das dúvidas em relação à nova segunda fase da Fuvest é se as questões de inglês pediriam respostas em português ou na língua estrangeira. Mas a Fuvest decidiu facilitar um pouco a vida dos candidatos e pediu as respostas das duas questões dissertativas em português.

Em breve, colocaremos no blog a prova aplicada hoje.

Escrito por Equipe Fovest às 18h18

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Abstenção no segundo dia da Fuvest é de 7,4%

Ao todo, 2.779 candidatos faltaram hoje ao segundo dia de provas da segunda fase da Fuvest. O número equivale a 7,39% dos 367.603 convocados. Ontem, primeiro dia, faltaram 7,1% dos candidatos. 

No ano passado, o formato da segunda fase era diferente. Os candidatos faziam provas relacionadas à carreira escolhida. O segundo dia de 2009 teve provas de história ou química --a elas, faltaram, respectivamente, 5,95% e 6,45% dos candidatos.

Em 2010, o maior índice do segundo dia foi em Belo Horizonte (47,87%). A explicação para o alto índice foi a segunda fase da UFMG, que começou hoje.

O vestibular termina amanhã, com 12 questões dissertativas de duas ou três disciplinas, a depender da carreira escolhida.

Escrito por Equipe Fovest às 17h31

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Calendário do mês

 
 

Calendário do mês

Clique aqui para conferir períodos de inscrição, taxa e datas de provas dos próximos vestibulares.

Escrito por Equipe Fovest às 16h59

Comentários () | Enviar por e-mail | Calendário do mês | PermalinkPermalink #

Quiz da Semana - Soja transgênica - Resposta

A resposta do segundo quiz da semana passada é E.

Soja transgênica deve chegar a 67% da produção

O cultivo da soja transgênica, regulamentado em 2005 pelo governo federal, deve alcançar 67% da produção nacional na safra 2009/2010, conforme pesquisadores e entidades que representam sementeiros e produtores em geral. A estimativa aponta uma expansão de 10% em relação à safra passada. (Folha de S. Paulo, 22/12/2009)

A tecnologia do DNA recombinante permitiu a criação dos organismos transgênicos na década de 1970. Conforme o texto acima, a Lei de Biossegurança que liberou a pesquisa e a comercialização de transgênicos no Brasil só foi aprovada em 2005.

Sobre o assunto foram feitas três afirmações:

I - A soja RR que foi desenvolvida pela empresa Monsanto deve ser considerada transgênica por apresentar gene de outra espécie, no caso, gene de uma bactéria que a torna mais resistente a um herbicida Roundup®. Esse herbicida é de propriedade da mesma Monsanto.

II - Existe o risco de monopólio, já que a empresa Monsanto vende sementes de soja para os principais produtores desse grão no mundo: Estados Unidos, Brasil e Argentina. Como a reportagem menciona, a maior parte da soja plantada é geneticamente modificada.

III - A transgenia só foi possível porque o código genético é universal, ou seja, o significado de cada uma das trincas de bases do DNA é o mesmo para a maioria das espécies.

Está correto o que se afirma:

a. apenas em I

b. apenas em I e II

c. apenas em I e III

d. apenas em II e III

e. em I, II e III

 

O professor Ismael Andrade explica a resposta:

Todas as afirmações estão corretas.

I - Organismo transgênico é aquele que recebeu gene de outra espécie pela Tecnologia do DNA Recombinante, como é o caso da soja RR.

II - Existe a preocupação com a formação de cartéis que dominem o mercado mundial de alimentos. Os 3 maiores produtores de soja do mundo são clientes da mesma empresa.

III - O código genético é universal, quase todas as espécies de seres vivos utilizam as mesmas trincas de bases do DNA para codificar os mesmos aminoácidos.

Obs.: Embora alguns livros didáticos tenham a informação de que todas as formas de vida utilizam exatamente o mesmo código, existem algumas poucas trincas do DNA em algumas poucas espécies que têm significado diferente.

Para o aluno que queira se informar mais a respeito da Lei de Biossegurança de 2005, seguem links de textos publicados no caderno Fovest:

http://educacao.uol.com.br/biologia/ult1698u26.jhtm

http://educacao.uol.com.br/atualidades/ult1685u195.jhtm

 

Escrito por Equipe Fovest às 16h40

Comentários () | Enviar por e-mail | Quiz da semana | PermalinkPermalink #

Quiz da Semana - Irã - Resposta

A resposta do primeiro quiz da semana passada é C.

Manifestantes a favor e contra a visita do presidente do Irã ao Brasil se cruzam em Brasília (Lula Marques - 23.nov.2009/Folha Imagem)

 

Brasil busca meio-termo na relação com governo do Irã

Sob a expectativa de pesados protestos, Luiz Inácio Lula da Silva recebe na próxima quarta-feira um dos mais polêmicos líderes mundiais, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. Para o Brasil, é um passo para ratificar a política externa independente das grandes potências. Para o Irã, uma tentativa de fugir ao isolamento. E, para ambos, o reaquecimento das relações comerciais.

A intenção do Planalto e do Itamaraty é estabelecer com o Irã relações político-comerciais pragmáticas, livres de conotações ideológicas e no meio-termo entre as que os Estados Unidos e a Venezuela têm com o país. Nem de rechaço, nem de aliança automática.

(Trecho de reportagem publicada na "Folha de S.Paulo", em 03.mai.2009)

A recente visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, ao Brasil suscitou grande polêmica. De um lado, ficaram aqueles que acham que o Brasil não poderia abrir suas portas a um líder tão polêmico, capaz de declarações absurdas sobre os mais diversos temas. No lado oposto, se posicionam aqueles que, alinhados à posição do governo, defendem que os interesses econômicos do país não devem estar subordinados às questões políticas.

Sobre os fatos recentes que envolvem o Irã, sua história e seus governantes, assinale a alternativa INCORRETA:

a. Figura controvertida, o presidente Ahmadinejad ganhou projeção internacional em razão das suas declarações polêmicas, entre elas a pregação sobre a destruição de Israel e a tese de que o holocausto contra o povo judeu foi uma farsa.

b. Signatário do Tratado de Não Proliferação, o Irã alega que desenvolve um programa de enriquecimento de urânio para fins pacíficos e se recusa a abrir suas instalações nucleares para a fiscalização internacional.

c. Considerado um dos membros do Eixo do Mal pelo governo do presidente George W. Bush, ao lado da Coreia do Norte e do Iraque, o Irã, que é um dos maiores produtores de petróleo do mundo, restabeleceu o diálogo com os EUA, após a eleição de Barack Obama.

d. República teocrática, o Irã do presidente Ahmadinejad é um país de maioria xiita, em que o líder religioso supremo, o aiatolá Ali Khamenei, possui poder de fato, isto é, decide ou dá a última palavra sobre as questões mais importantes para o país.

e. Após a realização das eleições em junho último, o Irã viveu dias de protestos de rua, violentamente reprimidos pela polícia, após os candidatos da oposição rejeitarem o resultado eleitoral, que deu ao presidente conservador Mahmoud Ahmadinejad mais de 60% dos votos válidos.

 

O professor Roberto Candelori explica a resposta:

Item a - correto. A controvertida figura do atual presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e sua retórica inflamada passaram a ganhar destaque na mídia internacional em razão de uma série de declarações bombástica que chocaram a opinião publica mundial. Vários são os exemplos dessas declarações, entre elas a defesa da "destruição do Estado de Israel" -é preciso "varrer Israel do mapa"- e a declaração que coloca em dúvida a ocorrência do Holocausto -segundo Ahmadinejad, a execução de 6 milhões de judeus pelo nazismo na Segunda Guerra Mundial teria sido uma "grande fraude‘. Seguem abaixo dois exemplos:

Exemplo I - Na Conferência das Nações Unidas sobre o Racismo, realizada em Genebra em abril de 2009, Ahmadinejad causou o maior tumulto ao chamar o governo de Israel de "o mais cruel e racista". Representantes de vários países europeus deixaram o encontro em protesto.

Exemplo II - Durante a campanha eleitoral, em junho de 2009, Ahmadinejad voltou a acusar Israel de ser "o regime mais criminoso na história humana" e reafirmou a tese de que o holocausto foi uma "grande fraude".

Item b - correto. Signatário do TNP (Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares), o Irã do presidente Mahmoud Ahmadinejad afrontou o poder da Aiea (Agência Internacional de Energia Atômica) em 2006, quando removeu os lacres de seu centro de pesquisa e anunciou a retomada do seu programa de enriquecimento de urânio. Órgão responsável pela fiscalização do TNP, a Aiea, cujo objetivo é impedir que nações avancem com seus programas de "uso pacífico" para a érea militar, encaminhou o problema à ONU, mas Teerã seguiu em frente com as atividades nucleares.

Item c - incorreto. Quando, em fevereiro de 2002, o presidente George W. Bush mencionou os países do Eixo do Mal, estava se referindo exclusivamente ao Iraque, em razão dos seus projetos de armas de destruição em massa (químicas e nucleares), à Coreia do Norte, que investia no seu projeto nuclear e na fabricação de mísseis (armas de grande impacto), e ao Irã, que, segundo os EUA, além de desenvolver um programa nuclear, apoia o terrorismo internacional.

Considerado um dos maiores produtores de petróleo do mundo, o Irã, que desde a Revolução Islâmica de 1979 rompeu relações com os Estados Unidos, se converteu em inimigo declarado de Washington. Portanto, é incorreta a afirmação de que se "restabeleceu o diálogo com os EUA, após a eleição de Barack Obama".

As relações entre os dois países continuam rompidas. O que ocorreu recentemente, após a eleição do presidente Barack Obama, foi uma declaração do novo presidente de que se esforça para acabar com três décadas de animosidade e desconfiança entre os dois países. Em março de 2009, Obama mandou uma mensagem às autoridades iranianas propondo um "novo começo" nas relações Washington-Teerã. Porém, as autoridades mandaram sinais distintos a Obama sobre essa atitude: o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, assegurou que seu país está disposto a negociar com os EUA, sempre e quando ambos os Estados mostrarem um respeito mútuo. O aiatolá Ali Khamenei afirmou que via a política do presidente Obama como um prolongamento da de seu antecessor, George W. Bush.

Item d - correto. Após a Revolução Islâmica de 1979, o Irã, que é um país de maioria xiita (cerca de 90% da população), transformou-se numa república teocrática, cuja autoridade máxima é o líder religioso supremo, o aiatolá Ali Khamenei.

Item e - correto. Dois dos três candidatos da oposição rejeitaram o resultado da eleição presidencial no Irã, acusando o governo de fraude. O presidente conservador Mahmoud Ahmadinejad foi declarado vitorioso, com 63% dos votos válidos, ante 34% para o candidato moderado Mir Hossein Mousavi. Milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra o que consideram uma fraude e foram violentamente reprimidas pela polícia.

Escrito por Equipe Fovest às 16h20

Comentários () | Enviar por e-mail | Quiz da semana | PermalinkPermalink #

Redação da Fuvest foi difícil, dizem cursinhos

A redação foi o mais difícil do primeiro dia da segunda fase da Fuvest, afirmam cursinhos. O candidato teve de falar sobre a imagem criada de pessoas, fatos, livros, instituições ou situações. O tema foi considerado "filosófico" por professores do Anglo, Objetivo, Etapa e Cursinho da Poli.

Já a prova de português foi considerada de dificuldade normal.

O primeiro dia teve 7,1% de abstenção --a média histórica fica entre 5% e 6%.

O segundo dia de provas, amanhã, terá 20 questões dissertativas de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. No terceiro dia, quarta, serão 12 questões de disciplinas que variam de acordo com o curso escolhido.

Para ver a prova do primeiro dia, clique aqui.

Escrito por Equipe Fovest às 20h55

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Prepare-se para a Fuvest - teste de biologia

Para esquentar as turbinas para a prova da Fuvest, que começa amanhã, o professor Ismael Andrade propõe o seguinte exercício de biologia:

Soja transgênica deve chegar a 67% da produção

O cultivo da soja transgênica, regulamentado em 2005 pelo governo federal, deve alcançar 67% da produção nacional na safra 2009/2010, conforme pesquisadores e entidades que representam sementeiros e produtores em geral. A estimativa aponta uma expansão de 10% em relação à safra passada. (Folha de S. Paulo, 22/12/2009)

A tecnologia do DNA recombinante permitiu a criação dos organismos transgênicos na década de 1970. Conforme o texto acima, a Lei de Biossegurança que liberou a pesquisa e a comercialização de transgênicos no Brasil só foi aprovada em 2005.

Sobre o assunto foram feitas três afirmações:

I - A soja RR que foi desenvolvida pela empresa Monsanto deve ser considerada transgênica por apresentar gene de outra espécie, no caso, gene de uma bactéria que a torna mais resistente a um herbicida Roundup®. Esse herbicida é de propriedade da mesma Monsanto.

II - Existe o risco de monopólio, já que a empresa Monsanto vende sementes de soja para os principais produtores desse grão no mundo: Estados Unidos, Brasil e Argentina. Como a reportagem menciona, a maior parte da soja plantada é geneticamente modificada.

III - A transgenia só foi possível porque o código genético é universal, ou seja, o significado de cada uma das trincas de bases do DNA é o mesmo para a maioria das espécies.

Está correto o que se afirma:

A) apenas em I

B) apenas em I e II

C) apenas em I e III

D) apenas em II e III

E) em I, II e III

Escrito por Equipe Fovest às 20h30

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Andressa Taffarel Andressa Taffarel, 26, é repórter do caderno Fovest e redatora do Cotidiano.

Patrícia Gomes Marina Mesquita, 25, é repórter e redatora do Fovest e de Saber.

Patrícia Gomes Patrícia Gomes, 23, é repórter do Fovest e redatora de Regionais.

SITES RELACIONADOS

RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.